Dinagro

Mitos e verdades Dúvidas mais frequentes

Mito

ASSIM QUE CARREGADA, A ISCA SOLTA UMA
FUMAÇA TÓXICA E MATA AS FORMIGAS.

O princípio ativo da isca formicida (sulfluramida) age por ingestão. Por esta razão, as iscas são produzidas à base de polpa cítrica para atrair a formiga. O primeiro contato da formiga com o produto acontece no carregamento da isca para o interior do ninho. Dentro do ninho as operárias jardineiras e generalistas hidratam e fragmentam a isca em pedaços menores para incorporarem no jardim de fungo. Estas ações farão com que as formigas ingiram o produto e, consequentemente se intoxicam. Estando intoxicadas, começarão a morrer.

ISCA FORMICIDA MATA O FUNGO

A isca formicida não é fungicida, portanto, não mata o fungo. Dentro do ninho as operárias jardineiras têm funções de manipular a isca formicida (hidratar e incorporar no jardim de fungo) e também de cuidar do fungo. Como elas se intoxicam com a isca formicida e começam a morrer, não terá outra operária para exercer a função de cuidar do fungo e, portanto, ele morre por falta de cuidados.

Mito
Mito

A ISCA FORMICIDA MUDA A COR DAS FORMIGAS CORTADEIRAS

As fases do ciclo de vida da formiga cortadeira são: ovo, larva, pupa e adulto. Na fase de pupa a coloração da formiga é branca e conforme passa para a fase de adulto ela vai escurecendo do amarelo até o marrom. Então, as formigas mais claras que podemos ver fora do ninho depois da aplicação são as recém emergidas. Isso ocorre quando se utiliza subdose do produto e assim, essas cortadeiras recém emergidas assumem a tarefa de forrageamento.

DEPOIS DA APLICAÇÃO DA ISCA AS FORMIGAS NÃO CARREGAM MAIS FOLHAS.

Em um período de 24 horas até 70% das operárias já estão contaminadas e com pouca mobilidade no campo. Depois de 3 a 4 dias, as operárias deixam de cortar folhas e verifica-se grande mortalidade.

Verdade
Verdade

FORMIGUEIRO AMUADO NÃO CARREGA MAIS ISCA POR UM PERÍODO DE ATÉ 120 DIAS.

Um formigueiro pode amuar por diferentes fatores, porém, a subdosagem pode deixá-lo inativo por até 120 dias. Isso ocorre porque a quantidade de isca aplicada foi menor que a quantidade recomendada, o que causa uma forte redução na população do formigueiro mas, não mata a rainha. Neste período de inatividade a rainha repõe a população de operárias que voltam mais agressivas.

INSETICIDAS DE AÇÃO RÁPIDA SÃO PERCEBIDOS PELAS FORMIGAS E DEVOLVIDOS.

Um princípio ativo eficaz, como a sulfluramida, por exemplo, são aqueles que possuem ação retardada, ou seja, não matam as formigas rapidamente. Elas carregam e processam a isca sem perceber que estão se intoxicando. Desta forma, a isca é carregada, distribuída em todas as panelas de fungo e processada sem que as formigas percebam que estão se intoxicando.

Verdade
Mito

MÉTODOS CASEIROS COMO ÓLEO QUENTE, ÁGUA FERVENTE COM DETERGENTE SÃO EFICIENTES PARA COMBATER SAUVEIROS.

A estrutura interna de um sauveiro é muito complexa. Canais de ligação e câmaras podem estar localizados a 8 metros de profundidade e a rainha pode estar em umas dessas câmaras, portanto, o óleo ou água quente não alcança essas estruturas muito menos a rainha.

COLOCAR A ISCA DENTRO DOS OLHEIROS OU SOBRE OS CARREIROS POTENCIALIZA O CONTROLE.

As iscas formicidas são feitas à base de polpa cítrica para serem atrativas às formigas durante o forrageamento e carregadas para o interior do ninho. A isca colocada em cima do carreiro atrapalha a comunicação química que serve para orientação das operárias à fonte de alimento e então, elas retiram a isca e não carregam. Isca colocada no interior do olheiro obstrui esse canal de entrada e saída de formigas e é também rejeitada. O correto é aplicar a isca formicida ao lado das trilhas que possuem olheiros ativos ou ao lado do olheiro.

Mito
Mito

AS FORMIGAS TEM MEMÓRIA EM RELAÇÃO À ISCA E NÃO CARREGAM NA REAPLICAÇÃO.

Se a reaplicação ocorrer após o intervalo recomendado (120 dias) as cortadeiras vão carregar a isca normalmente. Se a reaplicação for feita antes do intervalo recomendado, o formigueiro estará amuado e, portanto, com operárias em número insuficiente para realizar o carregamento. Lembre-se: o formigueiro deve ser morto na primeira aplicação e para que isso ocorra faz-se necessário fazer o controle de cortadeiras na época do ano adequada a cada região, medir formigueiros para calcular doses corretas e tomar os cuidados quanto à manipulação e local de aplicação recomendados.

SE CHOVER NO DIA EM QUE APLIQUEI A ISCA O NINHO PODE AMUAR.

A chuva é um dos fatores que causam o amuamento de ninhos. A formiga pode carregar toda isca no período de 24 a 48 horas. Se ocorrer a aplicação de isca formicida e no mesmo dia chover, pode não ocorrer o carregamento total do produto e o que não foi levado ao interior do ninho molhará. A isca molhada ou úmida se esfarela e perde atratividade e desta forma não será mais carregada pelas cortadeiras. É importante que se refaça a aplicação na área após 120 dias quando isto ocorrer.

Verdade
Verdade

PARA OCORRER A MORTE DO FORMIGUEIRO A RAINHA PRECISA MORRER.

A rainha é a única no ninho com função de reprodução. Ela põe os ovos que originam todas as operárias inclusive os machos e fêmeas alados (Bitús e Tanajuras). Enquanto a rainha estiver viva haverá população suficiente para os trabalhos da colônia. Ela pode viver até 20 anos.

Você controla a sua produtividade!

Preencha nosso formulário para conheçer as vantagens de ser um parceiro da Dinagro.