Central de Atendimento: (16) 3629 1110

Central de Atendimento - (16) 3629 1110

Mitos e Verdades

mito

Assim que carregada, a isca solta uma fumaça tóxica e mata as formigas?

O princípio ativo da isca formicida (sulfluramida) age por ingestão.
Por esta razão, as iscas são produzidas à base de polpa cítrica para atrair a formiga. O primeiro contato da formiga com o produto acontece no carregamento da isca para o interior do ninho.

Dentro do ninho as operárias jardineiras e generalistas hidratam e fragmentam a isca em pedaços menores para incorporarem no jardim de fungo. Estas ações farão com que as formigas ingiram o produto e, consequentemente se intoxicam.

Estando intoxicadas, começarão a morrer.
verdade

Depois da aplicação da isca as formigas não carregam mais folhas?

Em um período de 24 horas até 70% das operárias já estão contaminadas e com pouca mobilidade no campo.

Depois de 3 a 4 dias, as operárias deixam de cortar folhas e verifica-se grande mortalidade.
mito

Isca formicida mata o fungo?

A isca formicida não é fungicida, portanto, não mata o fungo. Dentro do ninho as operárias jardineiras têm funções de manipular a isca formicida (hidratar e incorporar no jardim de fungo) e também de cuidar do fungo.

Como elas se intoxicam com a isca formicida e começam a morrer, não terá outra operária para exercer a função de cuidar do fungo e, portanto, ele morre por falta de cuidados.
verdade

Formigueiro amuado não carrega mais isca por um período de até 120 dias?

Um formigueiro pode amuar por diferentes fatores, porém, a subdosagem pode deixá-lo inativo por até 120 dias.

Isso ocorre porque a quantidade de isca aplicada foi menor que a quantidade recomendada, o que causa uma forte redução na população do formigueiro mas, não mata a rainha. Neste período de inatividade a rainha repõe a população de operárias que voltam mais agressivas.
mito

A isca formicida muda a cor das formigas cortadeiras?

As fases do ciclo de vida da formiga cortadeira são: ovo, larva, pupa e adulto.

Na fase de pupa a coloração da formiga é branca e conforme passa para a fase de adulto ela vai escurecendo do amarelo até o marrom. Então, as formigas mais claras que podemos ver fora do ninho depois da aplicação são as recém emergidas. Isso ocorre quando se utiliza subdose do produto e assim, essas cortadeiras recém emergidas assumem a tarefa de forrageamento.
verdade

Inseticidas de ação rápida são percebidos pelas formigas e devolvidos?

Inseticidas de ação rápida são percebidos pelas formigas, que podem interromper o carregamento do produto, tornando o combate ineficiente.
mito

Métodos caseiros como óleo quente, água fervente com detergente são eficientes para o controle de sauveiros?

A estrutura interna de um sauveiro é muito complexa.

Canais de ligação e câmaras podem estar localizados a 8 metros de profundidade e a rainha pode estar em umas dessas câmaras, portanto, o óleo ou água quente não alcança essas estruturas muito menos a rainha.
verdade

Se chover no dia em que apliquei a isca o ninho pode amuar?

A chuva é um dos fatores que causam o amuamento de ninhos. A formiga pode carregar toda isca no período de 24 a 48 horas.

Se ocorrer a aplicação de isca formicida e no mesmo dia chover, pode não ocorrer o carregamento total do produto e o que não foi levado ao interior do ninho molhará.

A isca molhada ou úmida se esfarela e perde atratividade e desta forma não será mais carregada pelas cortadeiras. É importante que se refaça a aplicação na área após 120 dias quando isto ocorrer.
mito

Colocar a isca dentro dos olheiros ou sobre os carreiros potencializa o controle?

As iscas formicidas são feitas à base de polpa cítrica para serem atrativas às formigas durante o forrageamento e carregadas para o interior do ninho.

A isca colocada em cima do carreiro atrapalha a comunicação química que serve para orientação das operárias à fonte de alimento e então, elas retiram a isca e não carregam. Isca colocada no interior do olheiro obstrui esse canal de entrada e saída de formigas e é também rejeitada.

O correto é aplicar a isca formicida ao lado das trilhas que possuem olheiros ativos ou ao lado do olheiro.
verdade

Para ocorrer a morte do formigueiro a rainha precisa morrer?

A rainha é a única no ninho com função de reprodução.

Ela põe os ovos que originam todas as operárias inclusive os machos e fêmeas alados (Bitús e Tanajuras).

Enquanto a rainha estiver viva haverá população suficiente para os trabalhos da colônia.

Ela pode viver até 20 anos.
mito

As formigas tem memória em relação à isca e não carregam na reaplicação?

Se a reaplicação ocorrer após o intervalo recomendado (120 dias) as cortadeiras vão carregar a isca normalmente. Se a reaplicação for feita antes do intervalo recomendado, o formigueiro estará amuado e, portanto, com operárias em número insuficiente para realizar o carregamento.

Lembre-se: o formigueiro deve ser morto na primeira aplicação e para que isso ocorra faz-se necessário fazer o controle de cortadeiras na época do ano adequada a cada região, medir formigueiros para calcular doses corretas e tomar os cuidados quanto à manipulação e local de aplicação recomendados.

ACESSAR CONTA

CRIAR CONTA