Central de Atendimento: (16) 3629 1110

Central de Atendimento - (16) 3629 1110

Blog

Notícia - Aplicação mecanizada do Mebio- T

Aplicação mecanizada do Mebio- T

Diversas empresas do ramo florestal têm aumentado a percentagem de áreas controladas mecanicamente devido às vantagens que este sistema oferece no manejo de formigas cortadeiras, tais como:

  • redução do custo final de produção;
  • otimização do tempo na operação;
  • emprego de mão de obra especializada;
  • ganhos em produtividade e qualidade da aplicação;
  • uso racional dos recursos;
  • maior rendimento operacional (Na ordem de 20 a 25 ha/dia);
  • coleta de dados confiáveis através de computadores de bordo;
  • aplicação georreferenciada.

Quando o assunto é o manejo de formigas cortadeiras devemos levar em consideração toda informação de campo e as ferramentas disponíveis no mercado para melhor delinear a operação e obter sucesso no controle destes insetos-praga.

Há anos a Dinagro acompanha de perto todas as tecnologias de aplicação que vem sendo testadas e está sempre por dentro das melhores soluções. Além disso, proporciona consultoria técnica qualificada aos seus clientes que utilizam esta modalidade de aplicação para que tenham suporte no desenvolvimento de suas metodologias, na gestão dos dados coletados e na avaliação final de eficiência.

Desta forma, compartilhamos uma novidade para o mercado de aplicadores mecanizados de formicida, o V1 – Híbrido. Desenvolvido pela empresa Combate Serviços Florestais, parceira da Dinagro desde 2016, o equipamento é uma junção do aplicador DMM (Distribuidor Mecanizado de Mebio®-T) com o V1 (aplicador mecanizado de isca granulada). Em um único implemento a capacidade de carga é de 120 Kg para isca granulada e 40 Kg para o Mebio®-T e permite que o gestor escolha, de acordo com as condições climáticas, qual o aplicador a ser utilizado em aplicações sistemáticas e/ou localizadas e com total controle de dosagens.

É muito difícil ter um controle operacional, principalmente em larga escala, programado para não aplicar a isca a granel quando em situações de umidade, ou quando a formiga está com baixa atividade de forrageamento ou ainda quando há instabilidade climática. E foi essa a motivação para desenvolver o V1-Híbrido, aproveitar ao máximo as janelas de aplicação (dias úmidos e dias secos), sem colocar em risco a eficiência do controle de formigas cortadeiras.

Hoje a Combate SF entende que um bom índice de eficiência na aplicação é superior a 80% de ninhos controlados, porém, em condições adversas, esta eficiência pode cair para quase metade impactando negativamente os custos de todo o projeto. Por isso, a importância da utilização da metodologia, equipamento e produto adequados à cada situação.

A eficiência de controle com utilização de isca granel em dias úmidos ou com instabilidade climática provavelmente seria baixa e com perda de formicida. Já, nestas mesmas condições, com o DMM e Mebio®-T, o formicida teria condições de resistir às adversidades climáticas e estar apto ao carregamento assim que as formigas retomassem suas atividades normais de corte e carregamento, garantindo os índices de eficiência desejados e esperados.

ACESSAR CONTA

CRIAR CONTA